segunda-feira, 18 de julho de 2011

Glam, glam, muito glam... rock!

Glitter rock, glamour rock, mas mais conhecido como glam rock tem o título auto-explicativo! Esse movimento musical surgiu na virada dos anos 60 para os 70 na Inglaterra e nos Estados Unidos e mais do que pela sonoridade, o glam rock caracterizou-se pelo visual dos cantores na época, vide Bowie interpretando Ziggy Stardust.

Batidas típicas do rock, com o swing rockabilly anos 50 somado à música do cabaré resultou nesse gênero, com canções inspiradas em quadrinhos de ficção científica, provocações sexuais, bissexualidade ou então no submundo gay. Na verdade, o glam rock surgiu como uma resposta às outras manifestações culturais que surgiram simultaneamente a ele; se opunha ao engajamento despojado hippie e a seriedade do rock progressivo.

Cílios postiços, muita purpurina, saltos altos, batons coloridos, paetês e trajes apertados marcavam o visual andrógeno dos artistas.s figuras andrógenas hiper maquiadas e os trajes brilhantes e coloridos: a ambigüidade sexual tinha virado moda. Desse gênero, destacam-se Gary Glitter, as bandas Roxy Music e Queen!



Nenhum comentário:

Postar um comentário